Central de Atendimento

As doenças do beijo no Carnaval: se ligue nos sintomas!

Beijo de Carnaval

Essa prática abre um canal para a potencial troca de germes que adentram o organismo pela boca ou saliva e podem causar doenças.

Doenças respiratórias, doenças causadas por vírus, por bactérias e por fungos, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ser transmitidas através desse tipo de contato.

Fique ligado em algumas doenças e sintomas:

Monucleose

é causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido pelo contato direto com saliva contaminada. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, dor ao engolir e nas articulações, provoca inchaço nos gânglios do pescoço e nos olhos (sinal de Hoagland), além de manchas brancas na garganta. A doença pode ser assintomática e tem maior incidência na faixa etária de 15 a 25 anos.

Sífilis

É uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum, pode se manifestar de diversas formas, incluindo o aparecimento de feridas na boca. Essas lesões, ricas em bactérias, podem ser transmitidas ao beijar outra pessoa.

Herpes Labial

É uma condição causada por um vírus e transmitida pelo contato com a boca ou saliva da pessoa infectada. As bolhas agrupadas surgem perto ou no lábio, crescendo até se romperem e formarem feridas. Durante a fase de transmissão, é aconselhável evitar beijar a pessoa com lesões.

Ou candidíase oral, é causada pelo fungo Candida albicans, que normalmente habita a boca e o intestino e se manifesta por placas cremosas e esbranquiçadas na língua, lábios, céu da boca e parte interna das bochechas.

Além de doenças como gripes, resfriados, varicela, sarampo, caxumba e outras, é muito importante estar atento aos sinais e sintomas e procurar um médico para um diagnóstico mais preciso. O mais relevante é manter a prevenção e a vacinação em dia para evitar esse tipo de problema no pós-carnaval.